Início »Devocionais
Barrabás

“Então, Pilatos lhes soltou Barrabás; e, após haver açoitado a Jesus, entregou-o para ser crucificado". Mateus 27:26

 

Sinigicado do nome de Barrabás.

Bar = filho. / aba= Pai. Barrabás = Filho do Pai.

 

Barrabás não suportava o julgo romano. Ele arrumou uma emboscada e acabou matando um soldado romano. É por isso que Barrabás foi preso. Então Roma queria dar um exemplo de penalidade a Barrabás para servir de exemplos para outros. Eles iriam pendurá-lo no madeiro e pindurar com mais outras 2 cruzes.

 

Barrabás está preso. Ele sabia que teria de caminhar pelas ruas de Jerusalém até o Calvário andando levando a sua cruz, para que toda cidade o veja e seja um exemplo para a população. Para que ninguém mais tente atacar as forças romanas. Ele sabe que a sua morte é certa. Ele com mais dois ladrões.

 

Mas tinha um outro acontecimento planejado por Deus que está acontecendo em paralelo com a condenação de Barrabás a qual ele nem imagina.

Lá fora da prisão o maior julgamento de todos os tempos está acontecendo sem que Barrabás saiba. Ele vê a porta de sua ser aberta e imagina: Chegou a hora de minha morte.

 

Ele sai acorrentado, para ser julgado. Ele entra em um outro julgamento e vê um homem de capa vermelha com uma coroa de espinhos sobre a sua cabeça, com a sua fronte sangrando, com o rosto todo inchado de tanto apanhar. Barrabás é colocado ao lado daquele homem: sofrido, machucado, torturado e que permanecia em silêncio, Ele não sabia o que estava fazendo naquele local.

 

Estando, pois, o povo reunido, perguntou-lhes Pilatos: A quem quereis que eu vos solte, a Barrabás ou a Jesus, chamado Cristo? (v.17) 

 

Os falsos religiosos começam a fazer a confusão

Estes sacerdotes que convencem a multidão para escolherem a fazerem a escolha errada são os mesmos que existem ainda hoje. E eles colocam outras identidades do lado de Jesus e perguntam qual você escolhem: Jesus ou Buda, Jesus ou Maomé, Jesus ou Maria, etc.

 

Jesus toma o lugar daquele que já tinha a sentença de morte

Jesus mostra aqui que toma o lugar do pior dos pecadores. Ele mostra que veio salvar. Daqui pra frente não se houve falar mais em Barrabás.

 

O Futuro de Barrabás (o Filho do Pai)

2 coisas podem ter acontecido com Barrabás:

 

1- Ele pode não ter entendido o que aconteceu e voltado a levar a sua vida como sempre viveu, sendo um ladrão, salteador, um pecador.
2- Ele pode também ter refletido e entendido que foi solto porque Jesus tomou o seu lugar. Ele poderia seguir de perto o caminho de Jesus e ter observado que aquela cruz, as chibatadas, os pregos eram para ele. E diante disto reconhecido que era para ele estar pindurado na cruz. Ele poderia ter observado Jesus estando na cruz clamando: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem".

 

Não sabemos qual foi o futuro, qual a escolha de Barrabás (o Filho do Pai) por um motivo: Este filho do Pai é você e também sou eu. E não está descrito o seu futuro porque depende de cada um de nós fazermos as nossas escolhas a partir de agora.

Qual vai ser a sua escolha? Continuar a levar o mesmo tipo de vida que sempre levou, ou reconhecer que o sacrifício de morte de cruz foi para que você vivesse uma nova vida?

 

A escolha é sua.

 

+ Topo